COVID 19 - AÇÕES

O QUE É?

COVID-19 é a doença do coronavírus , cuja doença infecciosa causada por um coronavírus recém-descoberto.     
A maioria das pessoas que adoece em decorrência da COVID-19 apresentará sintomas leves a moderados e se recuperará sem tratamento especial.

Como se espalha?

O vírus que causa a COVID-19 é transmitido principalmente por meio de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou exala. Essas gotículas são muito pesadas para permanecerem no ar e são rapidamente depositadas em pisos ou superfícies.
Você pode ser infectado ao inalar o vírus se estiver próximo de alguém que tenha COVID-19 ou ao tocar em uma superfície contaminada e, em seguida, passar as mãos nos olhos, no nariz ou na boca.

Para evitar a propagação da COVID-19:

  • Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
  • Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
  • Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico.
  • Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
  • Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar.
  • Fique em casa se você se sentir indisposto.
  • Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
  • Ligue com antecedência para o plano ou órgão de saúde e peça direcionamento à unidade mais adequada. Isso protege você e evita a propagação de vírus e outras infecções.

Máscaras

Quem usa máscara pode ajudar a prevenir a propagação do vírus para outras pessoas. Isoladamente, as máscaras não são uma proteção contra a COVID-19, e o uso delas deve ser combinado com o distanciamento físico e a limpeza das mãos. Siga as orientações da autoridade local de saúde.

Nossas ações

 

Atendimento à comunidade

Durante o mês de junho a equipe gestora do Cecoi Nossa Senhora Auxiliadora manteve os procedimentos de cuidados e higiene com os funcionários e comunidade escolar.

Cartazes, lembretes diários sobre o uso da máscara, lavagem das mãos, uso do álcool em gel, o distanciamento viraram hábitos diários realizados ao longo do dia, a intensificação da limpeza das áreas comuns, também fazem parte desta rotina, a equipe do serviços gerais foram orientadas a colocar nas portas tapetes com cloro. O esclarecimento de dúvidas e atendimento as famílias e comunidade estão acontecendo via telefone, grupo do WhatsApp e atendimento presencial seguindo todos as orientações da Secretaria da Saúde.

 

 Merenda

Dentro do contexto atual da pandemia, deu-se continuidade a entrega das merendas para os alunos matriculados na Unidade Escolar, fornecendo 414 marmitex no mês de junho, diariamente, um representante da equipe gestora se organiza para garantir que as merendas sejam distribuídas sem que haja nenhuma fila ou aglomeração, seguindo as orientações da Secretaria de Educação e Cidadania. O horário para a retirada das marmitas acontece das 11h às 13h, ao término a gestora informa o setor da merenda a quantidade diária.

 

Propostas Remotas

Para retornar as propostas junto com as crianças após recesso e férias escolares, a equipe docente entrou em contato com as famílias via telefone para comunicá-las o início das propostas remotas, apoiá-las nas dúvidas e compartilhar informações.

A unidade escolar em parceria com a Secretária da Educação e Cidadania, vem disponibilizando propostas remotas por meio do portal Ledi, impressos na unidade escolar e via grupo do WhatsApp, com a finalidade de continuar estabelecendo um vínculo afetivo entre escola e família.

A participação das crianças e famílias diante das propostas ocorreu de diversas maneiras, acesso ao site na plataforma, via grupo WhatsApp, porem tivemos uma procura maior pelos impressos na instituição.

Outra estratégia orientada aos professores em relação a participação das crianças é entrar em contato com a família para saber o motivo ou qual a dificuldade a família está encontrando para não realizar as propostas.

Neste momento em que precisaremos adequar o planejamento os professores interagem com as crianças por meio de vídeo e impressos, propondo atividades lúdicas, tais como: contação de histórias, brincadeiras cantadas, movimento, musicalização, artes, linguagem oral e escrita e jogos matemáticos.

Para que as crianças pudessem realizar as propostas, a unidade disponibilizou kits escolares por níveis, contendo matérias como lápis grafite, borracha, cola, caneta hidrográfica, lápis de cor, giz de cera e diversos papeis.

As devolutivas das crianças e famílias norteiam as próximas propostas para uma rota estratégica do que está dando certo e se aprofundar ou na proposta que não deu certo. O retorno das crianças e famílias aconteceram por meio de áudios, fotos, telefonemas, grupo do WhatsApp e vídeos.

Para subsidiar e enriquecer a prática, os professores têm participado das formações no portal do Ledi, que tiveram como temas Aprendizagem inovadoras na Educação Infantil.

Os encontros de TFC estão acontecendo na instituição e via Meet, pautados no planejamento das aulas remotas e documentação pedagógica.

A instituição também disponibilizou o acesso à internet aos professores, criando um acesso no drive para serem colocadas as propostas em análise e o WhatsApp Business para que os mesmos tenham acesso ao grupo dos pais.

Assim continuamos nosso trabalho seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção para atender a comunidade e assegurar nossos funcionários para juntos seguirmos!

 

 

 

Franco Harris Womens Jersey  Jason McCourty Womens Jersey