História


Era o ano de 1985…

Iniciava-se a formação de um novo bairro residencial localizado na periferia de São José dos Campos, denominado Jardim Pôr do Sol, cujas construções de casas populares e seus moradores cresciam a passos largos.

Por toda parte viam-se casas simples e inacabadas que, mal cobertas e ainda sem portas e janelas já se encontravam habitadas por pessoas de baixa renda, em sua grande maioria formada por trabalhadores das fábricas aos seus arredores.

Famílias de operários, gente simples e humildes que saiam cedo para o trabalho, deixando seus filhos à própria sorte, haja vista não haver ainda escola, saneamento básico, posto de saúde, segurança ou Igreja.

Embora não houvesse um local adequado, graças ao zelo apostólico, verdadeiros Cristãos encontravam meios para celebrar a Santa Missa aos finais de semana.

Com a chegada da Sra. Cleide Quirino Botelho que ao mudar-se para o bairro tomou conhecimento daquela situação, procurou a Irmã Beatrice Dallabona, F.M.A., da comunidade das Irmãs Salesianas do Instituto Auxiliadora, responsável pela Catequese na Capela São Sebastião no vizinho Bairro Limoeiro, expondo o problema e vendo a possibilidade de também vir a coordenar a catequese no Jardim Pôr do Sol.

Irmã Beatrice passou então a manter contato com outros moradores do bairro como as Sras. Sônia Costa e Sueli Romeiro da Silva que juntamente com Cleide Quirino, passaram a reunir as crianças em suas casas e ensinar-lhes o catecismo, despertando na consciência daqueles Cristãos um sentimento cada vez mais forte de que era preciso fazer alguma ação concreta para a realização do Reino de Deus naquele lugar.

Os primeiros passos começaram a serem dados ao se reunirem em uma determinada noite na casa da Sra. Salete Santana Pires com a presença do Padre Antonio Gerotto da Paróquia da Sagrada Família e a Irmã Beatrice Dallabona,F.M.A., a qual lançou a idéia da criação de uma Obra Social e Assistencial dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora, cuja finalidade seria promover assistência às famílias e crianças daquela região.

A sementinha havia sido lançada.

Começaram a partir de então a angariar fundos para a construção de um barracão próximo a esquina da Rua 09, local onde aos finais de semana um grupo de pessoas de fé e boa vontade trabalhavam com entusiasmo.

Era o início de tudo. Ao concluírem as obras, convidaram o Pe. Gutemberg dos Reis, pároco da Paróquia Sagrada Família para vir dar a benção e celebrar a primeira missa.

Daí em diante, aos domingos de acordo com as possibilidades dos padres salesianos Pe. Manoel Leonardo da Silva e Pe. Antonio Penizi, era celebrada a santa missa naquele local, onde também se reuniam as crianças para o ensinamento do catecismo.

A idéia da construção da Obra Social continuava viva e persistindo no coração de todos. Pe. Antonio Penizi então dá um impulso para o seu início, quando com os valores arrecadados com as festinhas e campanhas que promoviam foi suficiente para adquirir um terreno em nome da Diocese.

Porém como o espaço era pequeno, Pe. Antonio procurou a Prefeitura Municipal, que acabou disponibilizando o uso de outro terreno de sua propriedade através do Decreto n. 5.828 de 20 de janeiro de 1.987, publicado no Boletim do Município n. 536 de 23 de janeiro de 1.987.

A partir de então foi intensificadas as campanhas e iniciativas para angariar fundos para a construção da Obra Social e as reuniões para organização dos trabalhos.

No dia 24 de maio de 1987 foi realizada a 1ª. Festa em honra a Nossa Senhora Auxiliadora e para a alegria de todos, as 9:30 horas foi colocada pelo Pe. Gutemberg a Pedra Fundamental da Obra Social.

Finalmente, aos 15 de agosto de 1987 sob a proteção de Nossa Senhora Auxiliadora, ao se reunirem-se na residência do Sr. José Aparecido Lucas, com a presença de Cleide Quirino Botelho, Luzia Maria Costa Lucas, Cristiane Costa Lucas, Dionísia de Oliveira Costa, Maria da Glória dos Santos, Geralda de Lourdes P. Ribeiro, Paulo L. Costa, Vitor Pereira dos Santos, Antonio Carlos Corrêa, Paulo Romeiro da Silva, João Romeiro da Silva, Marcio Aureliano Costa, José Aparecido Lucas, Irmã Beatrice Dallabona e Irmã Maria José Soares foi oficialmente fundada a Obra Social e Assistencial Nossa Senhora Auxiliadora

No dia 22 de agosto de 1987 foi realizada a eleição e posse de sua Primeira Diretoria a qual assim ficou composta: Diretor Coordenador: Pe. Gutemberg dos Reis; Presidente: Vitor Pereira dos Santos; Vice-Presidente: Maria da Glória dos Santos; 1º. Secretário: João Romeiro da Silva; 2º. Secretário: Paulo Romeiro da Silva; 1º. Tesoureiro: Cleide Quirino Botelho; 2º. Tesoureiro: Geralda de Lourdes P. Ribeiro; Conselho Fiscal: Paulo L. Costa; Dionísia de Oliveira Costa e Luzia Maria da Costa Lucas e Suplentes: Dirce Borvolato Pereira; Margarida Quirino e Francisca Alves.

Franco Harris Womens Jersey  Jason McCourty Womens Jersey