História

  • Era o ano de 1985…

    Iniciava-se a formação de um novo bairro residencial localizado na periferia de São José dos Campos, denominado Jardim Pôr do Sol, cujas construções de casas populares e seus moradores cresciam a passos largos.

    Por toda parte viam-se casas simples e inacabadas que, mal cobertas e ainda sem portas e janelas já se encontravam habitadas por pessoas simples e humildes, em sua grande maioria formada por trabalhadores das fábricas aos seus arredores.

    Famílias de operários, pessoas de baixa renda que saiam cedo para o trabalho, deixando seus filhos à própria sorte. Não havia escola, saneamento básico, posto de saúde, segurança ou Igreja.        

    Embora não houvesse um local adequado, graças ao zelo apostólico, verdadeiros Cristãos encontravam meios para celebrar a Santa Missa aos finais de semana.

    Vendo aquela situação, a comunidade das Irmãs Salesianas do Instituto do Instituto São José e as ex-professoras, por intermédio da Irmã Beatrice Dallabona, F.M.A., que era a responsável pela Catequese na Capela São Sebastião no vizinho Bairro Limoeiro, veio também a catequisar às crianças do Jardim Pôr do Sol.          

    Passou-se então a reunir as crianças nas próprias casas dos moradores, despertando uma nova consciência naquelas famílias. Um sentimento cada vez mais forte de que era preciso fazer uma ação concreta para a realização do Reino de Deus naquele lugar.

    Assim, reunidos com a presença do Pe. Antonio Gerotto da Paróquia Sagrada Família, Irmã Beatrice sugere a criação de uma Obra Social e Assistencial dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora, cuja finalidade seria a de não somente promover a catequese das crianças, mas a assistência às famílias daquela região.

    No dia 24 de maio de 1987 foi realizada a 1ª. Festa em honra a Nossa Senhora Auxiliadora e para a alegria de todos, as 9:30 horas, foi colocada pelo Pe. Gutemberg da Paróquia Sagrada Família a Pedra Fundamental e no dia 15 de agosto de 1987, oficialmente deu-se a fundação da Obra Social e Assistencial Nossa Senhora Auxiliadora.

              Era o início de tudo!

    Fruto do trabalho, esforço e dedicação de muitas pessoas ao longo destes mais de 30 anos de sua existência, a preocupação com a sociedade mais vulnerável ficou mais evidente, começando a surgir outras iniciativas de projetos de apoio a comunidades próximas.

    O Centro de Convivência Infantil Nossa Senhora Auxiliadora tem por objetivo educar e cuidar de crianças de zero aos seis anos de idade, tendo direito à brincadeiras, à atenção individual, a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante, a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão, reconhecendo a importância da comunicação entre famílias e educadores.

    Como creche comunitária, atualmente atendemos 86 crianças diariamente em período integral, na faixa etária de Berçário, Infantil e Pré-Escola, em que se somam ao longo destes anos a outras milhares já atendidas, estando inserida num contexto entre o público e o privado, coexistindo um programa de atendimento em parceria com a municipalidade, possibilitando maior oferta desta etapa da educação básica.

    Destaca-se também a importância da criação e implantação do projeto FOCA – Formação da Criança e do Adolescente, o qual visa ofertar conhecimentos aos jovens e adolescentes nas mais diversas áreas, com atividades educacionais, recreativas, musicais e artes, tais como: reforço escolar, musicalização e instrumentalização, informática básica, inglês, entre outras.

    Por ser uma associação católica, de caráter beneficente e filantrópico, tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas menos favorecidas, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania, colaborando no aprimoramento do processo educacional da criança e do adolescente e na integração da família, desenvolvendo seus trabalhos com o envolvimento de seus dirigentes, funcionários, colaboradores e voluntários da própria comunidade.

    O volume dessas ações cresceu muito, sendo cada vez mais necessário organizá-las e buscar parceiros para ajudar a executar as ações sociais, articulando-se junto à população, poderes públicos, empresas privadas e entidades afins que defendem a causa das pessoas carentes em qualquer de seus aspectos, ações que assegurem o pleno exercício de seus direitos, deixando de ser de pequenas proporções, transformando-se em grandes projetos.

    A Obra Social e Assistencial Nossa Senhora Auxiliadora agradece o apoio e empenho de todos aqueles que ao longo destes mais de 30 anos de sua fundação, com trabalho árduo e único objetivo de atender à missão em pról dos mais desfavorecidos, se esforçaram sobremaneira e voluntariamente na construção e condução desta Obra de Amor!


     

     

Franco Harris Womens Jersey  Jason McCourty Womens Jersey