Pré-Escola

 

  • Infantil I e II:


    O eixo linguagem oral e escrita nesta fase, busca o conhecimento e a reprodução de diferentes gêneros textuais, a ampliação de possibilidades de comunicação e expressão, a atenção despertada a leitura de textos, a apreciação de diferentes gêneros de leitura, a participação em situações de leitura mesmo sem saber ler convencionalmente, o despertar do interesse na escrita habituando-se a registrar seu nome em atividades desenvolvidas, além da vivência e participação em situações de interação social, ampliando as possibilidades de comunicação em relatos de experiências onde fale com coerência usando boa sequência, o recontar de histórias ouvidas com estrutura do texto lido e a participação de leituras ampliando suas estratégias de leitor. Usa-se como modalidade organizativa a roda de conversa, a roda de leitura, a chamada e jogos com nomes, música, conto e reconto, biblioteca de sala, leitura e elaboração de recados, bilhetes, cartazes e murais, escrita do próprio nome, do amigo e da professora, além do Projeto Música: Cantos que Encantam.

    Quanto ao eixo movimento, propicia-se nesta fase um amplo desenvolvimento de aspectos de motricidade, explorando expressão e comunicação de cada criança por meio de gestos permitindo o ajuste de suas habilidades através de brincadeiras e interações, ampliando as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e rítmicos corporal nas suas brincadeiras de roda, jogos de encaixe, danças, música, cambalhota, amarelinha, trilha gigante, ginganas, etc..

    No eixo matemática, faz-se uma imersão com recitação de série numérica, reconhecimento da função social dos diferentes portadores numéricos, bem como aproximação com realização de correspondência termo a termo, respeitando-se a ordem vocacional da série, reconhecimento dos algarismos, registros de quantidades de forma convencional, comparação de quantidade (muito/pouco; mais/menos), quantificação, ampliação do campo numérico, interpretação de números, resolução de problemas com registro, utilizando-se modalidades organizativas, tais como músicas, brincadeiras e parlendas que envolvam numerais, comparações e coleções efêmeras, jogos como dados, boliche, bingo, trilha, calendários, brincadeiras de trajetos, verificação de páginas, listas, contagem e registros de alunos presentes, objetos e brinquedos que envolvam números, quebra-cabeça simples, observação e registros de datas.

    Infantil III:

     


    Nesta fase, busca-se no eixo linguagem oral e escrita à ampliação das possibilidades de comunicação e expressão, participando de situações que envolvam a necessidade de explicar e argumentar as suas ideias, produzir e contar textos com fluência dando ênfase a aproximação com as características do texto fonte, despertando o prazer da leitura, a compreensão do funcionamento da escrita produzindo a seu modo, avançando nas hipóteses da escrita e leitura, elaborando perguntas e respostas, argumentando ideias e pontos de vista, relatando fatos em sequência temporal e casual, reconto com aproximação do texto original, utilizando de modalidades organizativas como roda de conversa, conto e reconto, curiosidades, biblioteca de sala, teatros, atividade com nome, elaboração de recados, bilhetes, murais e cartazes, jogos de escrita, empréstimos de livros, poemas, leituras de diferentes meios de comunicação, além do Projeto Pariendas: Adivinhas, o que é o que é?

    No eixo movimento, exploram-se situações que possibilitem percepções rítmicas individuais e coletivas, comunicação e equilíbrio, participação de situações de leitura buscando indicadores no ambiente alfabetizador, avançando em suas hipóteses de escrita para no mínimo silábico, a produção de textos e revisão coletiva, escrever o próprio nome com autonomia e o dos colegas com o apoio do cartão, utilizando modalidades organizativas tais como, cabo de guerra, futebol, brincadeiras folclóricas, bolas ao cesto, escravo de Jó, mímica, saltos, pular corda com comando, entre outras.

    No eixo matemática, faz a imersão através da interpretação e produção de escritas numéricas com dois dígitos, resolução de problemas com registros, ampliação do campo numérico, escrita de algarismos de forma convencional, realização de correspondência termo a termo respeitando a ordem convencional da série, o reconhecimento de quantidades mesmo que de forma não convencional, utilizando-se modalidades organizativas como leituras de agenda do dia, calendários dia e mês, combinados, coleções efêmeras, cantos simbólicos como casinha, padaria, jogos (boliche, quebra-cabeça) amarelinha, trilha, etc.), além do Projeto: Mercadinho Estrela.

Franco Harris Womens Jersey  Jason McCourty Womens Jersey